8 dicas de marketing infalíveis para conquistar seu público

Postado por: Io Lermen

8 dicas de marketing infalíveis para conquistar seu público

1. Tenha um Público: Em um nicho de mercado tem sucesso quem é definido. Vender tudo para todos não lhe faz vender nada. Não tenha medo de segmentar. Sim, há excessões e até em uma mesma marca subcategorias de perfil , porém essa estrutura clara de onde você está situado no mercado em relação as marcas similares  e ao alvo de suas investidas promocionais é o primeiro passo do sucesso!

2. Avalie os concorrentes e ouse ser diferente: Na prática observamos dois perfis de empreendedores: os indiferentes a concorrência e ao que acontece a sua volta –algo muito perigoso- e os obcecados e inseguros em mapear tudo e fazer “pseudo plágios” -esses normalmente com medo do novo, pois “não viram ninguém fazendo ainda”-. Um erro. Equilíbrio é a palavra chave. Saiba da concorrência para se diferenciar. Saiba para encontrar seu nicho. Saiba para precificar e sim, saiba até mesmo para se inspirar, mas não se transforme em obcecado pelos posts e promoções alheias. Seja seguro de si -e do seu negócio-.

3. Conheça sua “persona” e sua “dor”: Falava-se em Público Alvo especificando gênero, idade, classe social, e talvez algumas coisinhas a mais. Hoje eu preciso saber que o “desenho” do meu cliente é a “Mariana, advogada de 33 anos, que acorda as 7h, vai pra academia, toma suco detox, almoça fora todos os dias, ama blogs de moda e tem um cachorro”. E se você puder me detalhar ainda mais sobre a sua “Mariana” ou o seus “Pedros, Joaquins, Isabelas” só sairemos ganhando! Persona é especificidade. É a fonte de inspiração de um marketing criativo. E a dor? Bem, se você souber me dizer que os conflitos da Mariana estão entre não conseguir perder peso há anos, ainda não ter as sobrancelhas definidas com micropigmentação igual as suas amigas, estar solteira depois dos 30 e ter o sonho de trocar de carro...aí sim começaremos a pensar em coisas que farão a Mariana vir correndo até você para...comprar!

4. Trabalhe com presença online: “-Se alguém recomenda algo ou alguém, esse alguém só existe se tiver página!”. Entendeu? Se tiver site, aumenta ainda mais a credibilidade, especialmente para ramos de negócio mais sóbrios. Observe: Sua página de Facebook e perfil de Instagram são diferenciados? Atualizados? Quando foi a última postagem? Há preocupação com design e harmonia? É possível perceber uma identidade visual (uma cartela de cores, lay outs que conversam entre os posts, ou são apenas reposts desorganizados vindos de qualquer fonte?) O modo que você avalia produtos e serviços –e até pessoas- no “on line” é como seu cliente avalia você. Um mundo de informação subjetiva faz parte da leitura digital de uma marca. Não há mais para onde correr. Imergir no mundo do marketing digital é vital para o seu negócio. Não opcional.

5. Desenvolva autoridade: Torne-se referência no seu segmento. Quem lhe procura precisa enxergar em você e na sua marca uma fonte inesgotável de informação segura e atualizada sobre o que procura. Sentir segurança é o primeiro passo para garantir a credibilidade e consequentemente “fechar aquela venda”. Dedique tempo para escrever, fazer vídeos, dar entrevistas, postar conteúdo sobre seus produtos e serviços. Nem só de oferta se vive! (acho que repito essa frase umas dez vezes por semana). Essa é uma das principais concepções do Marketing moderno. Percebemos um mercado com empreendedores resistentes a essa ideia. Creia, o processo de construção de autoridade é lento e exige dedicação, mas você colhe frutos sólidos e saborosos.

6. Crie uma rede de contatos: Sabe a dica sobre a concorrência? Isso é um adendo. Misture-se. Siga quem você admira nas redes sociais. Seguir potenciais clientes estratégicos é bom também! Pare com essa historia de não aceitar pessoas nas redes sociais com medo de ter o cartão clonado, ser traído, te imitarem, ou seja qual for a desculpa para ser anti social. Com equilíbrio, tudo dá certo! Tudo da lead. Tudo dá venda. Tudo gera memória visual que um dia “surge” na mente de quem te conhece no digital e vai dizer: “Tem um cara na internet que trabalha com estofados, posta umas fotos lindas, não conheço mas sou amigo dele no Face, vou te mandar!”. 

 7. Tenha um design diferenciado: Sua marca tem uma cor? Ou um padrão de cores pra chamar de seu? Tem uma fonte? Seus textos são alinhados? Seus posts tem algum vínculo com seu logotipo ou a harmonia anda passando longe desse feed? A beleza é matemática. Provém de simetria. Sim, há estratégias ousadas que fogem disso, porém nada se compara aquele design no capricho para todo mundo ver que você se importa com a audiência. É respeito com o cliente. É relevância e reforço de marca. É diferenciação.

8. Invista em conteúdo editorial de qualidade: Sim, a legenda é importante e as pessoas leem! Se o conteúdo for relevante e tem alguém realmente interessado em comprar um aspirador de pó, lerá os dois parágrafos de descrição que estão abaixo da sua oferta. E como você ganha nisso? Com argumentos sólidos. *Para quem vende serviços é lição de casa pra ontem. Advogados, médicos, psicólogos, nutricionistas, professores particulares, babás, manicures, encanadores... Todos! Vamos escrever (pesquisar, saber, criar) sobre nossos assuntos e correr fazer aquele post relevante que não vende nada diretamente, mas mostra “Por que consumir fibras” “Tendências do inverno 2018” ou “Dicas para evitar infiltração”. Vamos abastecer o mundo de conteúdo útil e inteligente, construindo autoridade, ganhando mercado e vendendo com honestidade e criatividade!

*Ionara Lermen é Publicitária. Especialista em Criação para Multimídias. Mestre em Comunicação e Semiótica. Atua com Marketing Digital em Io Mídia e Design.